Reuters diz que ETF de Bitcoin spot será aprovado em breve

2 months ago 73
etf-bitcoin Foto: Depositphotos

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Segundo a Reuters, avanços consideráveis ocorreram nas conversas entre a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e gestores de ativos sobre a potencial aprovação de ETFs de Bitcoin spot (à vista).

“As discussões entre o regulador de valores mobiliários dos EUA e gestores de ativos que buscam listar ETFs de Bitcoin avançaram para detalhes técnicos essenciais, indicando que a agência pode em breve aprovar os produtos”, relata a Reuters.

Treze empresas, incluindo Grayscale Investments, BlackRock, Invesco e ARK Investments, aguardam decisões da SEC sobre suas aplicações para ETFs de Bitcoin. Historicamente, a SEC tem sido resistente, citando preocupações com a proteção do investidor.

Entretanto, uma mudança significativa na postura da SEC ocorreu após a decisão judicial de agosto contra a rejeição da aplicação do ETF de Bitcoin da Grayscale.

“Após uma decisão judicial em agosto ter considerado que a SEC estava errada ao rejeitar a aplicação da Grayscale para converter seu trust de Bitcoin em um ETF, a SEC tem se envolvido com emissores em detalhes substanciais, alguns dos quais normalmente são discutidos perto do final de um processo de aplicação de ETF”, afirmam executivos do setor e memorandos públicos da SEC.

Essas discussões abordaram vários aspectos, incluindo “arranjos de custódia; mecanismos de criação e resgate; e divulgações de riscos para investidores”, disse uma fonte à Reuters, que pediu anonimato devido à natureza privada das conversas. Segundo o relatório, um ETF de Bitcoin pode gerar uma demanda de até US$ 3 bilhões nos primeiros dias.

ETF de Bitcoin estão mais próximos?

Uma fonte anônima disse que a SEC sempre se preocupou com a vulnerabilidade do Bitcoin à manipulação. Anteriormente, as discussões se concentravam nessa preocupação e eram principalmente educativas, segundo essa pessoa. No entanto, isso mudou fundamentalmente.

“A natureza avançada das discussões indica que a SEC pode aprovar a aplicação da ARK e provavelmente algumas das outras 12 aplicações, no Ano Novo”, comentou o informante.

Memorandos públicos da SEC revelam que executivos da BlackRock, Grayscale, Invesco e 21 Shares (em colaboração com a ARK) se reuniram com funcionários da SEC desde setembro. Em geral, o ritmo das solicitações de informações da SEC também aumentou.

Apesar desse progresso, a SEC, sob a liderança do presidente Gary Gensler, conhecido cético em relação às criptomoedas, não indicou publicamente sua postura sobre essas solicitações. Os principais pontos de discussão permanecem, especialmente a natureza do mecanismo de liquidação, seja em dinheiro ou “em espécie”.

No entanto, muitos emissores acreditam ter abordado as preocupações da SEC sobre manipulação de mercado por meio de acordos de vigilância com bolsas de listagem e a Coinbase, a maior bolsa de criptomoedas dos EUA, de acordo com o relatório.

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Read Entire Article