Quem é Emmett Shear, novo CEO da OpenAI?

7 months ago 113

A OpenAI, empresa de inteligência artificial (IA) financiada pela Microsoft, passou por uma grande mudança de liderança no fim de semana, depois que o seu conselho de administração destituiu de forma abrupta e surpreendente o ex-CEO e cofundador Sam Altman em 17 de novembro. 

Nos dias seguintes, o conselho foi pressionado para reconduzir Altman ao cargo de CEO, enquanto a diretora de tecnologia Mira Murati foi nomeada como CEO interina da empresa.

No entanto, em 20 de novembro, três dias após a saída de Altman, a OpenAI anunciou a contratação de um novo CEO, Emmett Shear. Shear é cofundador e ex-CEO da plataforma de streaming de vídeo Twitch, que pertence à Amazon.

Emmett Shear, o novo CEO da OpenAI. Fonte: Reddit

Pouco depois que o anúncio veio à tona, Shear foi ao X (antigo Twitter) e confirmou que assumiria o cargo com uma longa postagem sobre seus planos para o futuro da empresa. Ele disse que se afastou do Twitch por ter se tornado pai e que não tomou a decisão imediatamente após ser convidado pela diretoria da OpenAI.

Today I got a call inviting me to consider a once-in-a-lifetime opportunity: to become the interim CEO of @OpenAI. After consulting with my family and reflecting on it for just a few hours, I accepted. I had recently resigned from my role as CEO of Twitch due to the birth of my…

— Emmett Shear (@eshear) November 20, 2023

Hoje recebi uma ligação com um convite para considerar uma oportunidade única em minha vida: tornar-me o CEO interino da @OpenAI. Depois de consultar minha família e refletir sobre o assunto por apenas algumas horas, aceitei. Recentemente, eu havia me demitido do cargo de CEO do Twitch devido ao nascimento do meu filho...

— Emmett Shear (@eshear)

Ele disse que o processo de "destituição" de Altman foi "muito mal conduzido, e prejudicou seriamente nossa confiança."

De acordo com o novo CEO, nos próximos 30 dias, ele planeja contratar um investigador particular para apurar os eventos que motivaram à sua contratação, conversar com os funcionários que permanecem na empresa e reformar as equipes de gerência e liderança.

"A estabilidade e o sucesso da OpenAI são muito importantes para permitir que turbulências os perturbem dessa forma", disse ele. "Farei o possível para abordar as principais questões relativas aos fatos, embora, em muitos casos, eu acredite que seja necessário mais de um mês para alcançar um verdadeiro progresso."

Ele também esclareceu em sua postagem que, antes de assumir a função, procurou averiguar a "razão" por trás da mudança e afirmou que:

"A diretoria *não* removeu Sam por causa de qualquer discordância específica sobre segurança, a motivação deles foi completamente diferente disso."

Shear também atuou como sócio em tempo parcial na empresa de capital de risco Y Combinator e é formado em ciências da computação pela Universidade de Yale.

Desde que ele foi nomeado CEO da OpenAI, imagens dele e de Altman juntos em uma aula da Y Combinator começaram a circular nas redes sociais.

photo of Emmett Shear (red) and Sam Altman (yellow) from when they were in the original 2005 Y Combinator class together. pic.twitter.com/x2lI64e6sU

— John Coogan (@johncoogan) November 20, 2023

Foto de Emmett Shear (vermelho) e Sam Altman (amarelo) quando estavam juntos na turma original da Y Combinator em 2005.

— John Coogan (@johncoogan)

No início de 2023, Shear apareceu em um podcast no qual chamou os avanços em IA de "algo intrinsecamente muito perigoso porque inteligência é poder."

Horas antes de a OpenAI nomear seu novo CEO, a gigante da tecnologia Microsoft, sócia majoritária da OpenAI, e anunciou que contrataria Altman e o ex-membro do conselho e presidente Greg Brockman para a sua equipe de desenvolvimento de IA.

LEIA MAIS

Read Entire Article